Esse blog é um reflexo da minha vida.

 

Ele sempre vai mostrar o que eu estou vivendo.

 

A verdade é que me tornei alguém mais organizada e preocupada com a limpeza de casa, coisas que eu não gostava. Mas a gente vai vivendo e vai aprendendo.

 

E hoje vamos inaugurar a nova coluna do blog: Organização e Limpeza.

 

E pra começar vamos falar do vinagre na limpeza da casa.

 

Vinagre-branco-na-limpeza-como-usar-2

O vinagre não serve só para temperar salada ou para limpar o frango. Na verdade ele é um excelente produto para substituir aquele monte de produto de limpeza que você tem em casa. Eficiente na cozinha, ele não agride a pele nem o meio ambiente.

 

 

À partir da ação conjunta de oxigênio e bactérias, o vinagre é o ácido acético, produto da fermentação de álcool e de açúcares. Com suas propriedades, ele dissolve sujeiras variadas e resíduos de detergente e sabonete, esteriliza, tira manchas de mofo e suor e ainda conserva as cores em tecidos. Pode ser usado diluído em água ou puro, para limpezas mais difíceis.

 

#1 – Na cozinha:

 

Você pode usar o vinagre para limpar o fogão. Ele fica brilhante e perde o aspecto opaco. Para limpas as deixa bocas do fogão, deixe de molho de um dia para o outro de molho no vinagre. Você não vai precisar passar horas esfregando com palha de aço.

 

Para limpar o microondas e tirar qualquer odor desagradável, pegue um copo pequeno e faça uma mistura de 1/4 de vinagre e complete com água, coloquei por 5 minutos no microondas. Espere esfriar, depois basta limpar com um pano úmido. O vapor vai amolecer a sujeira e a limpeza se torna bem mais fácil.

 

Se a panela estiver muito suja, leve ao fogo com água e 4 colheres de vinagre. Deixe ferver e depois pode lavar normalmente. Se fez fritura ou quer tirar gordura de algum lugar do fogão ou até mesmo do forno, coloque algumas gotas de vinagre na região quer quer limpar, 15 minutos depois pode limpar como de costume.

 

Quer deixar os copos ou taças mais brilhantes? Depois de lavados, mergulhes em um recipiente com água e algumas gotas de vinagre. Depois de meia hora pode lavar com detergente. Seus copos ficarão brilhando.

 

Quem tem lava-louça em casa pode colocar 1 xícara de vinagre branco no dispense e inicie o ciclo de pré-lavagem.

 

Eu mesma lavo a geladeira com vinagre, faço uma mistura de água e vinagre em partes iguais e com um pano de limpeza passo dentro de toda a geladeira e fora também. Depois passo polidor de móveis por fora e fica sempre limpa e brilhante.

 

 

#2 - Na sala.

 

Esfregue os tapetes com escova, água e vinagre. As cores ficarão mais vivas e ainda eliminará as bactérias. O vinagre também tira mancha de café ou ketchup no carpete, basta aplicar uma esponja com água e vinagre e depois passar um pano seco. Repita até que a mancha saia.

 

Se alguém na sua casa fuma, lave os cinzeiros com vinagre, ele é ótimo para eliminar odores.

 

O vinagre branco é uma solução rápida para remover manchas sobre a pintura. Faça uma mistura com a mesma quantidade de vinagre e água morna e aplique sobre as marcas. Esfregue com um pano macio até que as manchas desapareçam totalmente.

 

#3 – Na lavanderia.

 

images (1)

Já pensou em substituir o amaciante por vinagre?

 

É uma ótima alternativa, minha amiga Odete só usa vinagre branco no lugar do amaciante, disse que as roupas ficam muito mais limpas e macias.

 

Se as roupas estão manchadas, coloque em um borrifador a mesma medida de água e vinagre, borrife sobre as manchas antes de por a roupa para lavar. Depois que a máquina encher, adicione 1 xícara de vinagre a água e pode lavar normalmente.

 

O vinagre também retira o amarelado de peças brancas que ficam muito tempo guardadas, cheiro de mofo e manchas de desodorante.

 

Sem falar que suas roupas vão ficar limpas e esterilizadas.

 

 

#4 – No banheiro.

 

uses-for-vinegar-cleaning-your-house-ga-1.jpg

 

Quer deixar os rejuntes branquinhos novamente? Com uma escova de dentes ou um escova de limpeza, aplique uma boa quantidade de vinagre puro. Deixe agir por duas horas e lave com água e sabão.

 

Pra quem tem alergia a água sanitária, limpar o banheiro com vinagre pode ser a melhor saída. Use ele puro para limpar sanitários, pias e bancadas. Deixe agir por 15 minutos e depois enxague com bastante água.

 

Para limpar a porta de vidro do box, aqueça o vinagre e aplique com uma esponja. Espere secar e passe de novo o vinagre quente com a esponja e a seguir com um pano sem felpas. O mesmo serve para os azulejos manchados pelo calcário.

 

 

#5 – Últimas dicas.

 

Para tirar cheiro de mofo, umedeça um pano com vinagre puro e passe nos armários, banheiro e piso de madeira se você tiver.

 

Vinagre também é ótimo para tirar cheiro de tinta do ambiente. Molhe panos de chão com água e vinagre e deixe no local, o vinagre vai tirar todo o cheiro da tinta.

 

Sabe aquela mistura de cola e água para fazer artes com tecido? Se você acrescentar uma colher de sopa de vinagre, vai evitar que o tecido mofe.

 

 

Então, gostaram?

 

Acho que para a primeira coluna ficou bom.

 

Bjks e até a próxima.